Instituto Superior Técnico

Departamento de Matemática

 

Trabalho de Matemática Computacional

Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial

 

 

 

Trabalho 2 – Versão 1

Data de entrega:  6/6/08

Os programas deverão ser escritos em Mathematica. Deverá   enviá-los põe e-mail (devidamente comentados) , juntamente com um relatório contendo as respostas às perguntas, bem como as explicações que entender necessárias.

 

Considere a seguinte tabela, onde está registada a variação da velocidade de um objecto (V, em m/s),  em função do tempo (t, em  segundos):

 

t

0

0.2

0.4

0.6

0.8

1.0

1.2

V

1.5

1.35

1.23

1.17

1.13

1.12

1.09

 

 

Sabe-se que os valores obtidos experimentalmente podem ser ajustados por uma função g, dependente de 3 parâmetros a,b,c, do tipo

.

O objectivo deste trabalho é obter os valores destes parâmetros pelo método dos mínimos quadrados.

 

 

  1. Para começar, suponhamos que o valor de c  é conhecido aproximadamente (c=1) e, para obter os valores dos outros três parâmetros, vamos usar uma função ajustadora mais simples,

Para isso, introduz-se a função auxiliar

 

 

(a)    Tendo em consideração que a nova função ajustadora corresponde a um ajustamento linear, determine a nova função ajustadora e escreva o sistema normal de equações com vista à aplicação  do método dos mínimos quadrados.

 

(b)     Escreva um programa que lhe permita resolver um sistema linear pelo método de Doolittle e use-o para resolver o sistema obtido na alínea anterior.

 

            (c) Calcule a soma dos quadrados dos desvios da função g, construída com base nos valores de a, b, c considerados, em relação aos valores tabelados.

 

2. Passemos agora ao problema mais geral do ajustamento não-linear com a função ajustadora g. Deste modo, vamos refinar os valores dos parâmetros obtidos ao resolver o problema linear.

 

            (a) Escreva o sistema de equações, da forma F(a,b,c)=0, que lhe permite calcular os parâmetros a, b, c, pelo método dos mínimos  quadrados.

                (b) Programe  funções  que lhe permitam calcular a  função não-linear F, correspondente ao sistema da alínea  anterior, e a respectiva matriz Jacobiana, sendo dado qualquer vector (a0, b0,c0,).

(c) Escreva um algoritmo que use o método de Newton e as funções da alínea b) para obter uma solução aproximada do sistema da alínea a). Aplique esse algoritmo à resolução do sistema da alínea a), usando como aproximação inicial os valores de a, b , c,   obtidos na questão1-b).

(d) Calcule a soma dos quadrados dos desvios da função g, construída com base nos novos valores de a,b,c, em relação aos valores tabelados. Compare com o valor obtido  em 1-c) e comente.