Cálculo Diferencial e Integral I

1º semestre - 2007/2008 - (MEMec; MEAer; LEAN)

Corpo Docente

Professores:

Amélia Bastos (responsável) – abastos@math.ist.utl.pt , Frank Speckfspeck@math.ist.utl.pt,  Helena Mascarenhashmasc@math.ist.utl.pt

 

Programa

Números reais. Números naturais. Princípio de indução matemática. Densidade dos números racionais e irracionais no conjunto dos reais. Conjuntos numeráveis e não numeráveis.

Sucessões. Sucessões limitadas e monótonas. Sucessão convergente. Cálculo de limites. Subsucessões. Sucessão contractiva. Sucessão de Cauchy.

 

Funções reais de variável real. Continuidade e limite. Funções contínuas em intervalos: Teoremas de Weierstrass e de Bolzano. Continuidade da função inversa. Diferenciabilidade. Regras operatórias da derivação. Derivada da função composta. Derivada da função inversa. Teoremas de Rolle e de Lagrange. Regra de Cauchy e indeterminações. Fórmula de Taylor.

Definição do integral de Riemann. Critérios de integrabilidade. Integrabilidade de funções monótonas e limitadas. Propriedades do integral. Integral indefinido. Teorema fundamental do cálculo.. Métodos gerais de integração. Integração por partes e por substituição. Integração de funções racionais e irracionais. Integração de funções trigonométricas. Definição de funções transcendentes elementares

 

Séries numéricas. Condição necessária de convergência. Série geométrica. Operações algébricas com séries. Séries absolutamente convergentes. Critério geral de comparação. Critério de D'Alembert. Majoração do erro da soma aproximada de uma série.

Bibliografia

•          R. G. Bartle e D. Sherbert, Introduction to Real Analysis, John Wiley, 3ª ed., 2000.

•          J. Campos Ferreira. Introdução à Análise Matemática, Fundação Gulbenkian, 8a ed., 2005.

•          A. Ferreira dos Santos. Análise Matemática I e II, Texto de apoio às aulas, IST, 1994-95.

•          S. Ghorpade, B.Limaye, A Course in Calculus and Real Analysis, Springer, 2006.

•          M. Spivak, Calculus, 3rd Edition, Cambridge University Press, 2006.

•          Exercícios de Análise Matemática I e II, IST Press, 2005.

Avaliação de conhecimentos 

A avaliação de conhecimentos consiste num exame final ou em avaliação por testes. A avaliação por testes consiste em dois testes a realizar ao longo do semestre. O primeiro realizar-se-á a 17 de Novembro e o segundo em data coincidente com a do exame de 1ª epóca. Para obter aprovação na disciplina por testes o aluno deverá ter uma classificação maior ou igual a 8 valores em ambas as provas e a média deverá ser maior ou igual a 10 valores.
Os alunos com classificação final superior a 17 valores poderão ser convocados para se apresentar a provas orais. Os alunos que não obtenham aprovação na primeira época de exames têm direito a uma segunda época, à qual também se podem apresentar os alunos já aprovados na disciplina que tenham na secretaria requerido melhoria de classificação.

Horário de Dúvidas

Aulas Práticas

Distribuição por salas nas avaliações

Resultados do 2ºTeste/Exame

Resultados das avaliações

Enunciados


Módulos de Apoio à Formação

 

AVISOS:

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Última actualização: 16/11/2007.