Análise Matemática I, 2005/2006 (1º semestre)
Eng. do Ambiente, Eng. Biológica

Avisos e novidades

Introdução
Texto base
Planeamento e Sumários
Corpo Docente
Horários
Avaliação de conhecimentos
Enunciados de exames
Lista de problemas

Aplicabilidade

Esta página refere-se exclusivamente a Análise Matemática I de Eng. do Ambiente e Eng. Biológica no 1º semestre de 2005/2006. Não é aplicável a outras licenciaturas ou anos lectivos. Para localizar outras páginas de Análise Matemática I use http://www.math.ist.utl.pt/cursos.phtml?AMI.

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Introdução

Um curso como este é destinado a guiar os alunos no seu processo de aprendizagem de uma introdução à Análise Matemática. Esta página não pretende ensinar Matemática mas tão somente disponibilizar informação de uma forma eficiente.

Não é missão dos docentes apresentar a matéria como algo completo e de apreensão automática no final das aulas mas sim acentuar o que é importante, suscitar questões e balizar o inevitável trabalho posterior que necessariamente deve ser realizado de uma forma regular.

O que é a Matemática?

A Matemática é a ciência dedutiva que evoluiu a partir de conceitos abstractos tão antigos como número ou recta e cujos métodos incluem a lógica e a abstracção. As teorias matemáticas da actualidade organizam-se partindo de conceitos primitivos e axiomas através de definições adicionais e resultados (teoremas, lemas, proposições) que são consequências lógicas da teoria previamente estabelecida. Todo este processo é dinâmico e encontra-se com diferentes graus de maturidade consoante o assunto e o seu desenvolvimento histórico. Explicar o que são teorias ou resultados interessantes é algo extremamente difícil sem o conhecimento prévio de uma certa área. Questões não resolvidas consideradas interessantes são muitas vezes descritas como problemas à cerca dos quais se fazem conjecturas e são objecto de tentativas de demonstração ou obtenção de contra-exemplos. Todas estas características abstractas coexistem com um importantíssimo historial de influências nos dois sentidos entre a Matemática e as suas aplicações.

O que é a Análise Matemática?

O que se designa hoje em dia por Análise Matemática nasce do desenvolvimento do Cálculo Infinitesimal criado por Newton e Leibniz. Lida com problemas de "passagem ao limite" em vários contextos nomeadamente com os conceitos de derivada e integral.

Objectivos

O objectivo essencial desta disciplina do ponto de vista do Professor responsável é dar a oportunidade aos alunos de encararem os fundamentos do Cálculo Infinitesimal de um ponto de vista coerente e não como um amontoado de receitas. Pressupondo pré-requisitos de lógica e compreensão do método dedutivo da matemática, estes fundamentos incluem a axiomática dos reais, sucessões, séries, continuidade e limites e uma parte substancial do cálculo diferencial no quadro das funções reais de variável real.

[Outras instâncias da escola apresentam como objectivos desta disciplina algo que ao sabor da moda ou opiniões individuais poderá parecer distinto do parágrafo anterior. Caberá ao leitor decidir no final do curso qual a melhor descrição de objectivos.]

Textos

Será seguido como texto base do curso Introdução à Análise Matemática de Jaime Campos Ferreira, edição da Fundação Calouste Gulbenkian. Existem muitos outros textos sobre esta matéria a um nível acessível aos alunos do 1º ano mas com perspectivas e estilos distintos. A bibliografia do programa genérico oficial da disciplina indica alguns. Outros:

Consulte estes e outros títulos na Biblioteca do IST.

Um curso como este pressupõe um trabalho contínuo de compreensão da matéria leccionada nas aulas teóricas e que tem como suporte formal o texto base. Além disso a aprendizagem de Matemática passa pela resolução de exercícios não necessariamente triviais ou repetitivos. Uma colecção de Problemas de Exame está disponível com o título Exercícios de Análise Matemática I/II. Este texto juntamente com o texto base servirá como base para listas de problemas semanais.

A familiaridade dos alunos com algum formalismo matemático relativo a lógica e teoria dos conjuntos é um dos requisitos deste curso que infelizmente não pode ser considerado como coberto pelos actuais programas do ensino secundário. O texto Elementos de Lógica Matemática e Teoria dos Conjuntos de Jaime Campos Ferreira é uma referência para este tópico (versão para consultar on-line, versão para imprimir). Outros textos de apoio alternativos disponibilizados electronicamente são Lógica Matemática e Conjuntos pelo Grupo de Matemática da UTL.

Planeamento e sumários

Sumários em 2005/2006

Linhas com a data indicada a amarelo correspondem a planeamento. Linhas com a data indicada a verde correspondem ao que efectivamente foi leccionado. Linhas com a data indicada a vermelho correspondem a aulas canceladas.

  1. Apresentação. (26/9/2005).
  2. Os números reais: axiomas de corpo. Algumas noções de lógica e teoria dos conjuntos. (28/9/2005).
  3. Os números reais: algumas consequências dos axiomas de corpo e sua demonstração, os axiomas de ordem. (30/9/2005).
  4. Majorantes, minorantes, máximo, mínimo, supremo, ínfimo. Axioma do supremo. (3/10/2005).
  5. Os números naturais (N), inteiros (Z) e racionais (Q). Produto cartesiano e pares ordenados. Funções injectivas, sobrejectivas e bijectivas. Cardinalidade: conjuntos finitos, infinitos. Não existe um racional cujo quadrado seja 2. Q tem a mesma cardinalidade de N. (7/10/2005).
  6. Cardinalidade: conjuntos numeráveis e contáveis. [0,1] é não contável. Outra caracterização de supremo, propriedade arquimedeana, existência da raiz quadrada de 2. (10/10/2005).
  7. Existência da raiz quadrada de 2 (cont.). Outras consequências do axioma do supremo. Densidade dos racionais e irracionais nos reais. Pontos de acumulação. O teorema de Bolzano-Weierstrass. (12/10/2005).
  8. Sucessões. O conceito de limite. Exemplos. Convergência das sucessões monótonas limitadas. As sucessões convergentes são limitadas. (14/10/2005).
  9. Relações de ordem e limites de sucessões. Limites e operações algébricas. (17/10/2005).
  10. Exemplos de sucessões e de cálculo de limites. Limites infinitos. O limite de xn. A sucessão da soma dos n primeiros termos duma progressão geométrica, sucessões definidas por recorrência, o limite da raíz índice p de uma sucessão convergente. (19/10/2005).
  11. A demonstração do teorema de Bolzano-Weierstrass. As sucessões de termo geral (1+1/n)n e Σnk=0 1/k!. (21/10/2005).
  12. As sucessões de termo geral (1+1/n)n e Σnk=0 1/k!. Sublimites. Limite máximo e limite mínimo. (24/10/2005).
  13. Sublimites. Propriedades dos limites máximo e mínimo. Sucessões de Cauchy. Sucessões de Cauchy são limitadas. O corolário do teorema de Bolzano-Weierstrass para sucessões limitadas. (26/10/2005).
  14. As sucessões de Cauchy são convergentes. O limite de c1/n. A relação entre os limites de an1/n e de an+1/an. (28/10/2005).
  15. Séries. Convergência de uma série. Exemplos: a série geométrica, as séries de Mengoli. A condição necessária de convergência. Séries de termos não negativos e o critério de comparação. A convergência de Σ 1/n2 e a divergência de Σ 1/n. (31/10/2005).
  16. Séries: o critério geral de comparação e o seus corolários em particular os baseados em comparação com séries geométricas. (2/11/2005).
  17. Séries: convergência absoluta, critério de Leibniz, a convergência de Σ 1/ns em função de s. (4/11/2005).
  18. Séries de potências, raio de convergência, exemplos. (7/11/2005).
  19. Convergência absoluta e associatividade e comutatividade dos termos de uma série. Discussão informal do teorema de Riemann. Produto de séries e convergência absoluta. (9/11/2005).
  20. Funções. Continuidade. A caracterização de Heine de continuidade. Continuidade e operações algébricas, continuidade e composição de funções. (11/11/2005).
  21. O teorema do valor intermédio. (14/11/2005).
  22. Limites. Aplicação do teorema do valor intermédio à determinação do contradomínio de funções contínuas. A função exponencial e as funções trigonométricas. Continuidade das funções definidas por séries de potências. O contradomínio da exponencial. (16/11/2005).
  23. O teorema de Weierstrass, aplicações. (18/11/2005).
  24. Limites de funções monótonas num intervalo. Continuidade da inversa de uma função monótona contínua. As funções log, arctg, arccos, arcsen. (21/11/2005).
  25. Cálculo diferencial. A noção de derivada e de diferenciabilidade. Derivada da soma, do produto, do quociente e da composição de funções diferenciáveis. (23/11/2005).
  26. Exemplos de funções diferenciáveis e não diferenciáveis. Os teoremas de Rolle e Lagrange. A relação entre o sinal da derivada e monotonia. (25/11/2005).
  27. Derivada da função inversa. Derivadas do log, arctg, arcsen, arccos. As funções hiperbólicas e as suas inversas. Derivadas de argsh e argch. (28/11/2005).
  28. O teorema de Cauchy. (30/11/2005).
  29. Aula cancelada devido a visita de estudo de Eng. do Ambiente. (2/12/2005).
  30. Aplicação do teorema de Lagrange para obtenção de estimativas de diferenças de valores de uma função entre dois pontos: a divergência da série Σ 1/(n log n). Primeira versão da regra de Cauchy, exemplos. (5/12/2005).
  31. Regra de Cauchy, exemplos. Estudo de gráficos de funções: assímptotas. (7/12/2005).
  32. Derivadas de ordem superior à primeira. Estudo de gráficos de funções: convexidade, exemplos. (9/12/2005).
  33. Estudo de gráficos de funções: exemplos. Tópicos adicionais: derivação de funções definidas por séries de potências. (12/12/2005).

O programa mínimo oficial desta disciplina deverá encontrar-se aqui. Faz-se notar que este programa é mínimo.

Corpo docente

João Palhoto Matos
Responsável por Engenharia do Ambiente, Engenharia Biológica, turma teórica 15101+15102+17101, aula prática da turma 17102, 4ª feira às 15 h.
Fernando Machado
Aula prática das turmas 15101 e 17101, 5ª feira às 16h.

Horários de aulas e dúvidas

Haverá um horário de dúvidas de 3 horas semanais distribuído por 2 sessões. Se no final de 20 minutos não estiverem presentes alunos a sessão termina aí. A sala de dúvidas do Departamento de Matemática é a 1.12 do edifício de pós-graduação. Os alunos podem consultar sessões de dúvidas de AMI de outros cursos.

Versões dos horários no sistema fénix: Engenharia Biológica, Engenharia do Ambiente.

Os horários de aulas e dúvidas estão disponíveis.

Calendário Escolar

Seguiremos integralmente o calendário escolar aprovado para a escola. Em particular as aulas teóricas iniciam-se a 26 de Setembro de 2005 e as aulas práticas na mesma semana.

Avaliação de conhecimentos

A descrição das regras de avaliação de conhecimentos é feita num documento separado e é comum a outros cursos.

Arquivo de exames

O arquivo de exames contém enunciados de um exame modelo e exames de anos lectivos transactos do mesmo responsável. Para procurar arquivos similares de outros Professores use a seguinte ligação.

Lista de problemas

Para 2005/2006

SemanaTextoProblemas
26 a 30 de SetembroElementos de Lógica Matemática e Teoria dos Conjuntos, uma versão revista pelo autor dos capítulos iniciais das antigas Lições de Análise Real1 – 2, 3, 5, 6, 8.
2.1– 5, 8, 9.
2.3 – 1, 2, 6.
3 a 7 de OutubroIntrodução à Análise MatemáticaI – 3, 7.
Exercícios de Análise Matemática I/III – 1.1, 1.2, 1.4, [1.9], 1.11, 1.13, 1.16, 1.17, 1.18.
10 a 14 de OutubroIntrodução à Análise MatemáticaII – 1, 3, 4, 5(a-h), 5(j), 5(k).
Exercícios de Análise Matemática I/III – [1.32], 1.33, [1.35].
17 a 21 de OutubroIntrodução à Análise MatemáticaII – 5(i), 5(l-r), 6, 8(a), 8(b), 10, 11.
Exercícios de Análise Matemática I/III – [1.50], [1.51].
24 a 28 de OutubroIntrodução à Análise MatemáticaII – 12(b-d,f), 13, 14 (a-n).
Exercícios de Análise Matemática I/IIII – 2.1, 2.2, 2.3, [2.4].
31 de Outubro a 4 de NovembroRevisões
7 a 11 de NovembroIntrodução à Análise MatemáticaII – 15, 16(a-d), 17, 18, 19, 20.
Exercícios de Análise Matemática I/IIII – [4], 7, 12, 13, 17, [20], 21, 22, 23.
14 a 18 de NovembroExercícios de Análise Matemática I/IIII – 24, [26], 27, 30, [32], [33], 36, 43, 45, 50.
21 a 25 de NovembroIntrodução à Análise MatemáticaIII – 1, 2, 3.
28 de Novembro a 2 de DezembroIntrodução à Análise MatemáticaIII – 5, 7, 11, 14, 15, 17, 19 (substituir uniformemente contínua por contínua).
Material adicional sobre funções trigonométricas e hiperbólicas (págs. 11 e 12).
5 de Novembro a 9 de Dezembro Introdução à Análise MatemáticaIV – 1, 4, 7, 5, 6, 9.
12 a 16 de Dezembro (incluindo problemas nas aulas teóricas, sugestões de revisão) Introdução à Análise MatemáticaIV – 10, 12, 19, 21.
Exercícios de Análise Matemática I/IIIV – 1, 4, 7, 14, 20, 25, [27], 31, 38, 39, [56], [58], 80.

[x] indica uma recomendação de leitura da resolução do exercício x no texto. x indica um desafio aos alunos mais motivados.

Tipicamente os exercícios indicados para uma semana serão objecto de estudo e resolução escrita nessa semana e discutidos na aula prática da semana seguinte. A duração da aula prática é insuficiente para resolver todos os exercícios.


Última actualização: 2006/02/10 às 17h 56m WET.