ORGANIZAÇÃO INTERNA, EXECUÇÃO FINANCEIRA E MEDIDAS DE ORGANIZAÇÃO, MODERNIZAÇÃO E DESBUROCRATIZAÇÃO DA FCT

 

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Modernidade e rigor no funcionamento, comunicação flexível e aberta

O funcionamento da FCT orienta-se por critérios de qualidade e rigor, adoptando referências de excelência internacional, de modo a assegurar:

·   O exercício moderno da administração da política científica e tecnológica num sistema de crescente dimensão, diversidade, internacionalização e exigência;

·   O desenvolvimento de uma cultura organizacional e de comunicação desburocratizada, flexível e aberta, com continuada inovação de procedimentos e métodos de trabalho, e em permanente interacção com a comunidade científica e tecnológica e com o público em geral;

·   A intervenção eficaz no contexto internacional, num período caracterizado pela globalização económica e social, e em que prevalece a sociedade da informação e do conhecimento.

Por isso, uma das preocupações da FCT tem sido assegurar o suporte dos seus serviços em tecnologias modernas de informação e comunicação.

 

Medidas de Organização, Modernização e Desburocratização

A FCT viveu, desde que foi criada em 1997 a partir da JNICT, um período de intensa reorganização e modernização. Ao mesmo tempo expandiu a dimensão e diversidade das actividades e aumentou o rigor, a qualidade, a abertura ao exterior e a transparência das operações, concretizada com recursos humanos muito limitados.

A FCT disponibiliza publicamente na Internet uma lista resumida das Medidas de Organização, Modernização e Desburocratização tomadas em cada ano do seu funcionamento que se transcrevem em tabelas no Anexo III.

 

Modernização dos meios de comunicação e informação

Numa primeira fase, foram profundamente revistos e modernizados os meios de comunicação, desde a comunicação por fax (limitada a um posto central) e telefónica (baseada numa central obsoleta), à comunicação electrónica externa e interna (praticamente inexistentes), nomeadamente redes computacionais, correio electrónico, Internet e Intranet.

 

Utilização da Internet para disponibilização pública de informação

A FCT passou a utilizar a Internet, bases de dados computacionais de amplo acesso pela Internet e a comunicação electrónica como instrumentos permanentes de gestão e comunicação, incluindo os aspectos de planeamento e relato das actividades, aliás, à medida que se iam concretizando.

Além de assegurarem a disponibilização pública de informação e a transparência dos financiamentos atribuídos pela FCT, as bases de dados mantidas na Internet constituem um poderoso instrumento de interligação e comunicação entre os investigadores e entre estes e as instituições científicas, com o objectivo de facilitar a interligação em rede da comunidade científica e a ligação desta com a sociedade.

Foram exploradas as potencialidades da Internet para assegurar processos descentralizados e eficazes, mas com informação consolidada disponível num ponto unificado, nomeadamente de anúncios para oportunidades de obtenção de bolsas de investigação científica e tecnológica atribuídas por outras instituições nacionais e de anúncios das oportunidades de emprego científico para doutorados no país.

 

Revisão e clarificação dos procedimentos de avaliação

Foram profundamente revistos e reorganizados os procedimentos de avaliação, e reformulados os regulamentos e formulários de candidatura e avaliação das várias linhas de apoio geridas.

 

Revisão e simplificação de procedimentos administrativos e financeiros

Procedeu-se a uma significativa revisão e simplificação de procedimentos administrativos e financeiros.

 

 Desenvolvimento de sistema de submissão electrónica, avaliação e gestão de projectos pela Internet

Foi desenvolvido um sistema pioneiro de submissão electrónica de candidaturas pela Internet, SAPIENS – Submissão e Avaliação de Propostas pela Internet em Segurança, que, além de facilitar a preparação de candidaturas a partir de qualquer ponto de acesso à Internet e assegurar o rigor da informação digitalizada, permite que os avaliadores tenham acesso às candidaturas a avaliar e a formulários de avaliação electrónicos residentes nos servidores de bases de dados da FCT, a partir de qualquer ponto de acesso à Internet, e possibilita a gestão administrativa e financeira dos projectos computacionalmente.

Este sistema guindou a FCT em 1999 para a linha da frente mundial na adopção de sistemas de submissão e gestão electrónica de projectos de investigação, constituindo um exemplo avançado de administração pública electrónica.

 

Atitude de rigor, qualidade e transparência

Foi dada particular atenção ao desenvolvimento de uma cultura de rigor, qualidade e transparência nas actividades, e de abertura e correcção no atendimento público.

 

Figura 17.2 – Vista da Loja do Cientista (Fonte: FCT)

 

 

Loja do Cientista

Em 2001 deram-se os passos decisivos para a abertura em Março de 2002 da Loja do Cientista, junto às instalações da FCT, local moderno de atendimento personalizado que permitiu projectar a FCT para o espaço exterior envolvente e estender ao atendimento presencial a atitude de abertura e transparência iniciada pela Internet em 1998, Figura 17.2. Procura-se concretizar um atendimento one-stop. A Loja do Cientista está equipada com um inovador sistema de marcação de vez de atendimento que pode ser consultado por telemóvel usando o sistema SMS para saber qual é o número de vez a ser atendido no momento e que também pode enviar automaticamente uma chamada quando se aproxima a vez do utilizador.

 

Execução financeira

A evolução da execução financeira, nas componentes de investimento no Sistema de Ciência e Tecnologia (SCT) e de funcionamento interno é indicada na Figura 17.3.

 

Figura 17.3 - Execução financeira da FCT (>Ago.1997) e

da JNICT (<Ago.1997) (preços correntes) (Fonte: Contas

de Gerência da FCT e da JNICT)

De 1997 para 2001, o investimento no Sistema de Ciência e Tecnologia gerido pela FCT foi mais do que duplicado, a preços correntes, passando de 87 milhões de Euros em 1997 para 176 milhões de Euros em 2001, enquanto as despesas de funcionamento permaneceram praticamente constantes.

A distribuição do investimento no Sistema de Ciência e Tecnologia por grandes áreas programáticas em 2001 é indicada na Figura 17.4.

 

Figura 17.4 – Repartição do investimento da FCT no SCT por

grandes áreas programáticas, 2001 (Fonte: FCT)

Figura 17.5 - Despesas de Gestão da FCT (>Ago.1997) e

da JNICT (<Ago.1997) em Relação ao Investimento da

FCT/JNICT no Sistema  de Ciência, Tecnologia e Inovação (%)

(Fonte: Contas de Gerência da FCT e da JNICT)

 

 

Eficiência financeira

A razão entre as despesas de funcionamento interno e o investimento no Sistema de Ciência e Tecnologia seguiu uma tendência decrescente, Figura 17.4, situando-se à volta de 3% em 2001, atingindo um nível de eficiência financeira notável, muito raro tanto em âmbito nacional como internacional.

 

Principais dificuldades encontradas na gestão

Alguns dos procedimentos de gestão da administração pública tornam-se sérios obstáculos a uma gestão eficiente e com mais qualidade.

Uma das principais dificuldades respeita à gestão de recursos humanos. Não há os instrumentos adequados a uma boa gestão de recursos humanos, sendo as principais carências o facto de não ser possível premiar a qualidade de serviço de uma maneira efectiva. A inexistência prática de mecanismos de gestão de recursos humanos é uma gravíssima limitação do funcionamento da administração pública.

O bloqueio praticamente total dos mecanismos de contratação de novos quadros é também um sério obstáculo, em particular porque as funções e actividades da FCT expandiram-se muito e, por outro lado, a utilização de novas tecnologias aumentou consideravelmente e as exigências de especialização técnica são maiores. As carências de recursos humanos fizeram-se sentir, limitando a capacidade da FCT responder com uma qualidade e eficiência ainda maiores. Além disso, nenhuma organização pode manter vitalidade sem um fluxo de rejuvenescimento de recursos humanos.

Relativamente à gestão financeira, a principal dificuldade é o ciclo mensal de requisição de fundos e pagamentos, dentro das regras em vigor. Na verdade, com a exigência de requisitar fundos no início de cada mês, esperar duas a três semanas pelo seu recebimento, efectuar pagamentos a entidades externas e deixar no final do mês os saldos das contas bancárias próximos de zero, é praticamente impossível garantir-se uma elevada eficiência de funcionamento. Esta obstrução é ainda maior para organismos cujas funções são de investimento externo, como é o caso da FCT que transfere para outras entidades do Sistema de Ciência e Tecnologia cerca de 97% do seu orçamento, o que em 2001 correspondeu à execução média mensal de transferências no valor 18 milhões de Euros, relativos a cerca de duas centenas de entidades e a actividades da ordem da dezena de milhar.

É, também, de referir que os procedimentos de aquisição serviços não são adequados às áreas mais dinâmicas baseadas nas novas tecnologias, onde se requer uma rapidez e flexibilidade que ficam seriamente limitadas pelos procedimentos em vigor.

Um outro aspecto prende-se com os sistemas de controlo, auditoria e acompanhamento. Verifica-se uma ênfase excessiva nos processos e procedimentos e praticamente a não consideração dos resultados e impactos, quando deveria ser exactamente o contrário.

As necessidades de participação em comissões de diversa ordem são inúmeras, em particular em relação com a gestão de programas operacionais do QCA, e, na maioria dos casos, têm poucos resultados e exigem uma desproporcionada dedicação de tempo.

Por outro lado, entidades diversas exercem as suas funções de controlo independentemente e, muitas vezes, com sobreposições. Em 2001, a FCT recebeu numerosas auditorias diferentes que envolveram o Tribunal de Contas, a Inspecção Geral de Finanças, estruturas de gestão de programas operacionais do QCA, a Direcção-Geral do Desenvolvimento Regional, o Instituto de Gestão do Fundo Social Europeu, várias instâncias dos serviços da Comissão Europeia e empresas privadas de auditoria contratadas por algumas daquelas entidades. Dado que os serviços da FCT têm de interagir com os auditores, cada uma destas ocasiões é uma séria perturbação do funcionamento operacional do dia a dia, em particular quando os auditores têm pouca experiência da administração pública e do sector de C&T, como aconteceu em vários casos com auditores privados contratados por entidades públicas. Houve uma altura em que se sobrepuseram seis auditorias, o que seria razão suficiente para bloquear todas as outras operações da instituição.

Com estas limitações, é com um grande esforço adicional e o empenho voluntarioso dos funcionários mais competentes e dedicados que as funções são realizadas, mas há que ter a consciência que os procedimentos em vigor, nos vários aspectos aqui referidos, são fortemente limitativos da qualidade de serviço da administração pública e carecem de revisão urgente.

 

Publicações sobre as actividades da FCT

A FCT mantém actualizadas na Internet páginas de informação exaustiva sobre as suas actividades.

O OCT editou numerosas publicações relacionados com as actividades da FCT que são listadas na Tabela 17.1.

 

 

Tabela 17.1 – Lista de publicações do OCT relativas a actividades da FCT

 

 

1997

 

Livros em Ciências Sociais e Humanas 1986 - 1996 (catálogo da produção científica em suporte papel, lançado na Feira de Frankfurt- 1997);(bilingue Português/ Inglês);

Livros em Ciências Sociais e Humanas 1986 - 1996) (catálogo da produção científica que inclui dissertações de doutoramento em suporte CD-ROM);

Principais Indicadores de Ciência e Tecnologia em Portugal, 1988-1995 (versão Portuguesa e Inglesa);

Projectos em curso financiados pelo MCT - Outubro de 1997 (suporte papel);

Relatório da Avaliação das Unidades Financiadas pelo Plurianual - 1997, Matemática;

Relatório da Avaliação das Unidades Financiadas pelo Plurianual - 1997, Física;

Relatório da Avaliação das Unidades Financiadas pelo Plurianual - 1997, Química;

Relatório da Avaliação das Unidades Financiadas pelo Plurianual - 1997, Ciências da Vida;

Relatório da Avaliação das Unidades Financiadas pelo Plurianual - 1997, Ciências da Terra e do Espaço;

Relatório da Avaliação das Unidades Financiadas pelo Plurianual - 1997, Ciências do Mar;

Relatório da Avaliação das Unidades Financiadas pelo Plurianual - 1997, Ciências Agrárias;

Relatório da Avaliação das Unidades Financiadas pelo Plurianual - 1997, Ciências da Saúde;

Relatório da Avaliação das Unidades Financiadas pelo Plurianual - 1997, Engenharia Mecânica;

Relatório da Avaliação das Unidades Financiadas pelo Plurianual - 1997, Ciência e Engenharia dos Materiais;

Relatório da Avaliação das Unidades Financiadas pelo Plurianual - 1997, Engenharia Civil;

Relatório da Avaliação das Unidades Financiadas pelo Plurianual - 1997, Engenharia Química e Biotecnologia;

Relatório da Avaliação das Unidades Financiadas pelo Plurianual - 1997, Engenharia Electrotécnica e Informática;

Relatório da Avaliação das Unidades Financiadas pelo Plurianual - 1997, Economia e Gestão;

Relatório da Avaliação das Unidades Financiadas pelo Plurianual - 1997, Sociologia, Antropologia, Demografia e Geografia;

Relatório da Avaliação das Unidades Financiadas pelo Plurianual - 1997, Ciências da Educação e Psicologia;

Relatório da Avaliação das Unidades Financiadas pelo Plurianual - 1997, Ciências da Linguagem;

Relatório da Avaliação das Unidades Financiadas pelo Plurianual - 1997, Estudos Literários, Artísticos, Filosofia e História;

Relatório da Avaliação das Unidades Financiadas pelo Plurianual - 1997 (volume de síntese).

Sumários Estatísticos sectoriais do Inquérito ao Potencial Científico e Tecnológico Nacional - 1995 (Empresas);

Sumários Estatísticos sectoriais do Inquérito ao Potencial Científico e Tecnológico Nacional - 1995 (Ensino Superior);

Sumários Estatísticos sectoriais do Inquérito ao Potencial Científico e Tecnológico Nacional - 1995 (Estado);

Sumários Estatísticos sectoriais do Inquérito ao Potencial Científico e Tecnológico Nacional - 1995 (IPSFLs);

 

 

1998

 

Projectos em curso financiados pelo MCT - 1997. Projectos de investigação em Portugal (CD-ROM)

Relatório do Inquérito à Cultura Científica

Perfil da Investigação Científica em Portugal - Matemática (bilingue Português/ Inglês).

Perfil da Investigação Científica em Portugal - Física (bilingue Português/ Inglês);

Perfil da Investigação Científica em Portugal – Ciências da Saúde (bilingue Português/ Inglês);

Perfil da Investigação Científica em Portugal – Ciências da Educação e Psicologia (bilingue Português/ Inglês);

Perfil da Investigação Científica em Portugal – Economia e Gestão (bilingue Português/ Inglês);

Perfil da Investigação Científica em Portugal – Engenharia de Materiais (bilingue Português/ Inglês);

 

 

1999

 

Doutoramentos por Universidades Portuguesas, 1970 - 1997 (versão Português/ Inglês).

Livro Branco do Desenvolvimento Científico e Tecnológico Português 1999-2006 (suporte CD-ROM);

Perfil da Investigação Científica em Portugal - Antropologia, Demografia, Geografia, Sociologia (bilingue Português/ Inglês).

Perfil da Investigação Científica em Portugal - Ciências Biológicas (bilingue Português/ Inglês);

Perfil da Investigação Científica em Portugal - Engenharia Mecânica (bilingue Português/ Inglês);

Perfil da Investigação Científica em Portugal - Eng. Electrotécnica e de Computadores (bilingue Português/ Inglês);

Perfil da Investigação Científica em Portugal – Filosofia (bilingue Português/ Inglês);

Perfil da Investigação Científica em Portugal – História (bilingue Português/ Inglês);

Perfil da Investigação Científica em Portugal - Química, Eng. Química e Biotecnologia (bilingue Português/ Inglês);

Principais Indicadores de Investigação e Desenvolvimento em Portugal 1988-1997 (versão Português/ Inglês);

Produção Científica Nacional em Ciências da Saúde, 1996, 1997, 1998;

Produção Científica Nacional Referenciada Internacionalmente, 1981 - 1998 (bilingue Português/ Inglês) - esgotado;

Produção Científica Nacional Referenciada Internacionalmente, 1998;

Produção Científica Portuguesa em Ciências Sociais, 1995, 1996, 1997;

Programas de Formação Avançada de Recursos Humanos em C&T, 1990 - 1998 (versão Português/ Inglês);

Projectos de Investigação em Portugal - 1999 (suporte CD-ROM).

 

 

2000

 

Relatório do Inquérito à Cultura Científica dos portugueses - 1996/9

Produção Científica Portuguesa em Ciências Sociais e Humanas, 1989-1998 (suporte CD-ROM).

Sumários Estatísticos do Inquérito ao Potencial Científico e Tecnológico Nacional - 1997 (Estado, Ensino Superior, IPsFL e Empresas).

 

 

2001

 

Relatório da Avaliação das Unidades de Investigação Financiadas pelo Programa Plurianual - 1999/2000

Sumários Estatísticos do Inquérito ao Potencial Científico e Tecnológico Nacional - 1999 (Estado, Ensino Superior, IPsFL e Empresas), publicação na Internet.

 

 

2002

 

Ciência e Tecnologia, Principais Indicadores Estatísticos 2002